Sob olhar do técnico da seleção, EC Pinheiros é o primeiro finalista do Super Paulistão
São Caetano do Sul (SP) – O Esporte Clube Pinheiros é o primeiro finalista do Super Paulistão Masculino de Handebol. A vaga foi garantida após a vitória sobre a Metodista/São Bernardo/Besni por 34 a 24, na tarde deste sábado (27), no Ginásio Profª Marlene José Bento (EDA), em São Caetano. Agora, o Pinheiros enfrenta o vencedor da outra semifinal, que será disputada entre TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté e Instituto Buzzo Sport/São José.
No primeiro tempo, o jogo começou equilibrado. Com grande atuação do goleiro Gabriel, a Metodista/São Bernardo/Besni teve vantagem no marcador na primeira parte da etapa inicial. Com 15 minutos de jogo, o placar marcava oito a seis a favor da equipe do ABC. Com 18 minutos de jogo, o Pinheiros conquistou o empate após defesa do goleiro Marcão em chute de sete metros do ponta esquerda Carlito. No minuto seguinte, o Pinheiros ficou na frente do placar pela primeira vez, nove a oito. E a partir daí, não perdeu mais a vantagem. O primeiro tempo terminou com o placar de 17 a 10 a favor do Esporte Clube Pinheiros.
Na segunda etapa, o Esporte Clube Pinheiros continuou tomando conta do jogo e conseguindo converter a maioria das ações ofensivas. A Metodista/São Bernardo armava as jogadas, mas parava nas mãos do goleiro Marcão. Com 10 minutos da etapa final, o resultado era de 22 a 14 a favor do time da capital. Aos 12 minutos, os dois times trocaram de goleiro. Na Metodista/São Bernardo/Besni, Gabriel deu lugar para Marcos. Já no Esporte Clube Pinheiros, Lucas entrou no lugar de Marcão. Apesar das mudanças, o jogo continuou com o Esporte Clube Pinheiros melhor, e na metade do tempo final, a vantagem do Esporte Clube Pinheiros era de 10 gols, 26 a 16. Mantendo o ritmo, o Pinheiros fechou o jogo em 34 a 24.
“O jogo foi como a gente esperava, afinal era um clássico contra a Metodista. Nosso time conseguiu vencer o nervosismo dos primeiros quinze minutos e depois fez uma boa partida defensiva e aproveitou os contra ataques, garantindo a vitória”, disse o capitão da equipe do Pinheiros Zeba.
O técnico da Metodista já projeta a disputa do terceiro lugar. “Começamos forte com o pessoal descansado e a defesa pegando muito bem, mas apesar da derrota por 10 gols, não fizemos um jogo ruim e agora é buscar a vitória na disputa pela 3ª colocação”, disse José Ronaldo, o SB, técnico da Metodista.
De olho
O técnico da seleção brasileira masculina de handebol, Jordi Ribeira, esteve presente na primeira semifinal do Campeonato Paulista e considerou os jogadores experientes do Pinheiros como trunfo para a vitória. “Nos primeiros 20 minutos foi um jogo equilibrado, mas as trocas do Pinheiros foram fundamentais para a vitória”, disse o treinador. E completou: “São times com características diferentes, a Metodista é um time jovem que passa por um ano de transição, enquanto o Pinheiros tem uma equipe mais consolidada”.