Federação Paulista de Handebol lança o Departamento Científico Pedagógico
O setor será dividido em 3 eixos sendo um deles a criação da escola de treinadores de handebol do Estado de São Paulo
por Giulia Marini e Bruno Zanchetta
A Federação Paulista de Handebol lança hoje, 26/05/2020, o Departamento Científico Pedagógico. A princípio esse setor será comandado apenas pelo diretor Lucas Leonardo, mestre em educação física e sociedade, que atuou 10 anos no handebol de crianças e jovens no interior do estado de São Paulo. Além disso, o professor é dono do site “Pedagogia do Handebol” onde ele trabalha os aspectos didáticos que envolvem a prática do esporte.
O departamento tem como principal objetivo unir as questões de conhecimentos acadêmicos junto aos auxílios ao ensino do treinador. “Esse fazer pedagógico podemos entender como: a possibilidade de auxiliá-los em organizar, sistematizar, aplicar e avaliar as ações de cada um frente às suas equipes”. De acordo com o professor, o fato dessa ajuda ser pedagógica, não se limita apenas a equipes de categoria de base.
De início, o setor terá seu funcionamento dividido em 3 eixos. O primeiro será a abertura para laboratórios de pesquisa em pedagogia do esporte para que os treinadores tragam estudos que implementam ainda mais o conhecimento dentro da federação, assim apresentando a experiência deles dentro das equipes filiadas. O segundo é iniciar, mesmo que no início seja pequena, a escola de treinadores de handebol do Estado de São Paulo com o intuito de trazer cursos, palestras e capacitações que possam complementar o conhecimento dos treinadores. O último é ampliar a produção de materiais técnicos e estruturar a biblioteca da federação.
Segundo Leonardo, a importância do departamento é fazer com que os técnicos tenham a oportunidade de refletir sobre sua prática além das quatro linhas. “É bom sair um pouco do papel operacional, ao qual os treinadores se entregam. Assim é possível saber como o Handebol paulista se desenvolve. Nós sabemos que isso parte da entrega e da dedicação, mas que seja um espaço de reflexão e avaliação do que eles estão fazendo, acesso a novos conhecimentos de maneira que a Federação Paulista possa contribuir com isso”.
Este departamento fará uma parceria com o Handebol News. Em todas as edições haverá um espaço onde os técnicos produzirão materiais sobre as suas práticas de treino, inovações táticas, perspectivas de crescimento da modalidade e entre outros assuntos. Esses materiais servirão como um tipo de consulta onde os profissionais poderão se informar ainda mais e colocarão seus pontos de vista sobre a parte técnica do esporte.