Seleção Olímpica Feminina enfrenta Cuba em amistoso em Vitória -ES
Compromisso faz parte da preparação da equipe para os Jogos Olímpicos de Londres
Em São Paulo, as jogadoras passaram pela bateria de exames obrigatórios do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e fizeram mais uma fase de treinamentos no ginásio do Pinheiros. Os treinos e jogos em Vitória darão sequência a esta fase que termina com mais duas partidas contra as cubanas em São Luís, no Maranhão, nos dias 27 e 29. O grupo segue com 18 jogadoras, das quais 14 formarão a Seleção Olímpica.
A ponta Alexandra (foto) nasceu em Limeira – SP, mas mudou-se para O Espírito Santo com a família quando tinha cinco anos. Apesar de ser paulista, confessa que se sente praticamente uma capixaba nata. Foi lá onde começou a praticar handebol, no Colégio Jairo de Matos (São Torquato), um dos que serão visitados pelo grupo. Depois disso, trabalhou com a técnica Katia Amananjas, quando começou a jogar profissionalmente. “Como estou na Europa há muitos anos, essa será a primeira vez que jogo com a Seleção em meu Estado. Será minha estreia no Espírito Santo e estou muito feliz com isso. Nasci em Limeira, mas como fui para lá com cinco anos, meu coração é capixaba”, confessou.
A jogadora conta que este é o momento de pensar na equipe, independente do adversário. “Estamos pensando em nós mesmas, procurando trabalhar forte a parte física e tática. Nesse momento é nosso grande objetivo”, explicou Alexandra. Para ela, esta fase é, acima de tudo, uma etapa para corrigir qualquer erro que possa haver. “Todas nós tivemos uma folga antes dessa fase de treinamento, por isso, os amistosos servirão para trabalharmos o tempo de bola de cada companheira e polir as jogadas. Nos Jogos Olímpicos não teremos tempo para erros. É preciso ter uma cinergia para que apenas com um olhar que trocamos já sabemos o que a outra quer.”
A equipe conseguiu recentemente bons resultados, como o quinto lugar no Mundial de São Paulo, em 2011, e a vitória em cinco amistosos na última temporada de preparação na Europa, contra Suécia, Bielorrússia, Turquia e dois contra a Coreia. “Claro que é muito bom ganhar. E, depois do Mundial com aquela derrota para a Espanha (que se classificou para brigar pelo bronze), queremos mais. O quinto lugar na competição e os amistosos que vencemos nos deixaram muito contentes, mas com os pés no chão”, afirmou a ponteira. Para ela, nenhum adversário pode ser considerado fraco. “Em Londres, todos os oponentes são fortes em nosso grupo: Rússia, Montenegro, Angola e, é claro, o time da casa. Porém, o nosso maior adversário somos nós mesmas. Nosso lema é jogar respeitando todos os adversários e impondo nosso jogo.”
Cronograma da Seleção:
Quinta-feira – 21/06
10h às 12h – treino físico (academia)
17h às 19h – treino no ginásio Tancredão
Sexta-feira – 22/06
8h45 às 9h30 – visita aos Colégios Castro Alves (Cariacica) e Jairo de Matos (São Torquato)
10 às 12h – treino no ginásio Tancredão
16h às 18h – treino no ginásio Tancredão
Sábado – 23/06
10h – Brasil x Cuba
12h45 – Visita à cidade de Mantenópolis