Resumo – primeiro semestre do Super Paulistão 2019
Após uma pausa de duas semanas sem jogos, é possível avaliar de maneira geral os resultados da primeira metade do Super Paulistão 2019, com quase todas as rodadas da fase preliminar já concluídas.
No feminino, o Pinheiros é o grande destaque. Tanto nas categorias de formação quanto no Adulto e no Junior, a tradicional equipe da capital paulista vem conseguindo transformar o bom trabalho em resultados positivos.
Merece destaque a liderança do Mogiano no Mirim Feminino, a única categoria que não tem o Pinheiros na liderança. O Santos também faz grande trabalho nas categorias de formação entre as mulheres, praticamente dividindo a liderança do juvenil com o Pinheiros.
Quem também tem tradição na formação e demonstrou grandes resultados é o Guarulhos, que agora representa o Corinthians em algumas de suas categorias. No feminino, praticamente todas as equipes são competitivas e estão entre os primeiros na classificação.
Mas é no masculino que os resultado do Guarulhos são excelentes. A equipe é a líder das categorias Mirim, Infantil e Cadete entre os garotos. Nas categorias mais próximas da profissionalização, a tradição do Pinheiros começa a fazer a diferença – a equipe é líder no Juvenil e divide a liderança da Júnior com o Taubaté.
Por falar em Taubaté, a potência do handebol nacional mantém a equipe do Adulto Masculino acima de todas as outras. Os atuais campeões sul-americanos de clubes seguem invictos nessa fase preliminar, indo em velocidade de cruzeiro para o Final Four.