Presidente Celso Gabriel fala na audiência em defesa da manutenção da Lei de Incentivo ao Esporte
Audiência pública em São Bernardo marcou o início de movimento em defesa da manutenção da Lei do Incentivo ao Esporte, em vias de extinção a poucos meses da realização das Olímpiadas no país.
A mesa, presidida pelo deputado Luiz Fernando, contou com presença de Mauro Chekin, José Alexandre e Cezar Granieri, presidentes das federações de Atletismo, Judo e Sindiclube, o secretario municipal de esportes de São Paulo, Celso Jatene, a secretaria adjunta da SEJEL, o ex-jogador de volei Willian, o presidente Celso Gabriel, da Federação Paulista de Handebol e José Ferrarezi, presidente da Cãmara Municipal de S. Bernardo.
A Lei de Incentivo ao Esporte, Lei 11.438 de 2006, que permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de imposto de renda em projetos esportivos, inclusive de cunho social. As empresas podem investir até 1% do valor devido e as pessoas físicas até 6%.
Embora a Lei seja considerada fundamental na política pública de esportes, lamentavelmente ela deixará de existir no final desse ano, poucos meses antes da Olímpiada no Brasil.
“A prorrogação da lei é fundamental, por tratar-se de um instrumento efetivo para a democratização do acesso e universalização da prática desportiva em nosso país. Sua manutenção também reflete diretamente no desempenho dos atletas brasileiros em grandes competições.” – afirmou o Deputado Luiz Fernando
Hamiltona Ramos