Metodista sagra-se campeã do Paulistão 2008
A equipe de São Bernardo do Campo bate Santo André na final e conquista seu tricampeonato na categoria feminina
Com o Ginásio Baeta Neves lotado, a Metodista/São Bernardo/Besni venceu a equipe ADSA Santo André pelo elástico placar de 32 a 17 (parcial de 14 a 09) na grande decisão do Campeonato Paulista de Handebol categoria principal feminina, disputada hoje a tarde (14/06), em São Bernardo do Campo.
A artilheira da final foi a ponta esquerda campeã, Emerick, com 10 gols anotados. O time da casa também venceu o primeiro confronto, realizado na última 5ª feira, pelo placar de 24 a 28.
Num jogo considerado atípico entre essas duas equipes, a Metodista não encontrou muitas dificuldades em chegar ao título. A primeira etapa foi mais equilibrada, mas Santo André desperdiçou seguidas cobranças de sete metros e acabou se complicando. Depois do intervalo a equipe de São Bernardo voltou ainda mais entrosada, sabendo explorar as falhas do sistema ofensivo adversário. Com rápidos contra-ataques, foi se distanciando cada vez mais no marcador, chegando assim ao seu tri-campeonato da categoria.
“É sempre bom ganhar. Quando a gente perdeu a Copa do Brasil o time ficou abalado”, disse a ponta direita Celinha, de São Bernardo, se referindo a derrota sofrida para o time Blumenau no sábado passado. “Ser campeã logo em seguida é muito animador”, comemorou.
“No esporte quatro fatores são fundamentais: tático, técnico, físico e psicológico”, explica Eduardo Carlone Leite, treinador da Metodista. “Essas três primeiras características a gente tem sobrando. Hoje acertamos a parte psicológica e conseguimos aplicar tudo o que sabíamos”, conclui Eduardo Carlone Leite.
Para a jogadora Audi, de Santo André, as falhas no ataque acabaram prejudicando a equipe. “Nós erramos muitas finalizações e tomamos muitos gols de contra-ataques. Perdemos muitos sete metros. Cada gol que você perde, desestimula um pouco”, comentou Audi.
Na opinião do técnico de Santo André, Rubens Piazza, faltou garra ao grupo. “No primeiro tempo até tivemos a chance de passar à frente, mas faltou um pouco mais de confiança. Em virtudes dos erros elas abaixaram a cabeça e isso interferiu no resultado”, acredita o treinador.