Jovem técnico do EC Pinheiros vê trabalho de base como diferencial para estar em mais um Final Four
São Paulo (SP) – Aos 32 anos, Alex Aprile é técnico mais novo dentre os quatro finalistas do Super Paulistão Feminino. Porém a pouca idade é inversamente proporcional à experiência que ele tem no handebol.
De atleta a treinador, já são anos e anos de esporte. Há 9 anos é técnico das categorias de base do clube paulista e, desde que foi criado o time adulto feminino, está à frente do projeto. “Estamos no terceiro ano de adulto e já na segunda semifinal, isto me faz acreditar que alguma coisa está certa nesse processo. Talvez esse resultado tenha acontecido um pouco mais cedo do que esperávamos”.
Para ele, o segredo do EC Pinheiros é a formação de atletas do clube. Do elenco atual, com 18 atletas, 14 vem, no mínimo do juvenil. “Temos uma estrutura diferenciada. Temos todas as categorias de base no feminino e masculino. A filosofia de trabalho do clube é essa, temos esse alicerce e profissionais que tem a mesma finalidade”.
O treinador do Pinheiros faz parte da história do handebol nacional que, ano passado, conquistou pela primeira vez o Mundial da categoria. Na seleção feminina, ele é homem de confiança de Morten Soubak, que mudou o patamar do Brasil no cenário mundial.
Apesar disto, ele não se coloca como peça fundamental no banco de reservas do clube, pelo contrário. “
Alex Aprile acredita que, dentro de quadra, sua equipe está preparada para subir mais um degrau neste Super Paulistão. Se ano o time ainda buscava experiência em finais, neste ano o time quer usar o conhecimento adquirido em 2013 para, quem sabe, poder decidir um título.
“Esse ano estar na final não é novidade, será uma experiência diferente. Acredito que estamos mais focados e, em um jogo só, teremos que diminuir nossos erros para chegar a uma final. E está sendo neste sentido nosso trabalho esta semana, de buscar diminuir os erros até mesmo por ser um grupo jovem”, finalizou.
O EC Pinheiros encara o AD Santo André às 16h30 na segunda semifinal do sábado, 18. Antes disso, a primeira semifinal acontece entre a Metodista/São Bernardo e o Instituto Buzzo Sport/São José às 14h30 no Ginásio do Camilópolis em Santo André.
Foto: Cinara Piccolo/CBHb