Handebol Masculino conquista mais um ouro para Nova Odessa
Mais um time da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer da Prefeitura Municipal de Nova Odessa sagrou-se campeão nos 56º Jogos Regionais de Atibaia. Os atletas da equipe de handebol masculino, categoria sub 21, venceram todos os seus confrontos e conquistaram mais uma medalha de ouro para a cidade. O jogo da final aconteceu na segunda-feira, dia 23, contra equipe de Santa Cruz do Rio Pardo.
A técnica das equipes masculinas de handebol de Nova Odessa, Raquel Prado, contou que esta é a nova geração do handebol masculino novaodessense, que já tem tradição na modalidade com uma equipe da categoria cadete que, atualmente, disputa o campeonato Paulista. “Vínhamos disputando e vencendo diversas competições com atletas muito talentosos que agora estão no adulto, mas sempre buscamos um trabalho de forma a obter uma equipe de reposição”.
Assim, neste ano, Nova Odessa foi representada por atletas bem mais jovens do que o limite de idade da categoria, que é de 21 anos. “A maioria de nossos jogadores possuem apenas 16 anos, sendo apenas três de 17 e um de 21. Apesar de jovens, eles não são inexperientes, pois já vêem de diversas disputas nas categorias mirim e infantil, tanto nos próprios Jogos Regionais quanto campeonato Paulista”.
O time, entretanto, é estreante nos Regionais categoria sub 21. “São atletas tecnicamente muito bons e habilidosos, mas ainda não são tão fortes quanto os de outras equipes que levaram jogadores mais velhos”. Para Raquel Prado, este foi o maior desafio da competição, “enfrentar a força com a habilidade”.
O primeiro confronto do time foi contra Sumaré: 34 a 12 para Nova Odessa. Na segunda partida, a cidade também venceu a concentrada equipe de Amparo: 25 a 14. Na semifinal, Nova Odessa venceu por um placar mais elástico de 16 pontos de diferença: 36 a 20 contra Santa Cruz das Palmeiras.
A final foi disputada contra a forte equipe de Santa Cruz do Rio Pardo, formada por jogadores mais velhos, mais fortes fisicamente e mais altos. A técnica esclareceu que chegar às finais já era uma vitória, porém “os caras são grandes, mas não são dois. O incentivo valeu porque após liderar o placar todo o jogo e chegar a três minutos do apito final com quatro gols de diferença, a habilidade ainda venceu a força”. O time adversário tirou três gols da vantagem, mas a defesa fechou a porta do gol, amparada pelo goleiro Maguila. Final: 18 a 17.
Os destaques ficaram por conta do meia esquerda, Erick Casarello, e do goleiro, Willian Rodrigues (Maguila). Erick terminou como o artilheiro do time com 29 gols. “Ele é um atleta de porte físico baixo e magro, mas é muito talentoso e corajoso. Ninguém o segura”, disse Raquel. Já Maguila foi para a competição como reserva da equipe, pois vinha de uma lesão no joelho que o tirou do Campeonato Paulista. “Terminou como o gigante da final que fechou a defesa novaodessense”, contou.
Disputaram os jogos os atletas: Caio Cortela Ribas, Carlos Mateus Alves, Erick dos Santos Casarello, Gabriel Martins Rosa Pacheco, Gustavo Rodrigues de Magalhães, Heitor Benedito, Leonardo Tessarollo Fassa, Lucas Eduardo Brunelli da Silva, Weverton Vieira Correia, Vitor Hugo da Silva Vieira, Wesley Henrique da Silva Giunco, Wesley Stefan Alves Martins, Willian Akio Kawamata e Willian Antonio Rodrigues.