Handebol de Americana é Campeão Brasileiro Adulto Feminino
As meninas do handebol feminino da Secretaria de Esportes de Americana brilharam na última competição da temporada e garantiram pela segunda vez o título do Campeonato Brasileiro Feminino da Primeira Divisão. A vitória na final foi diante do Fortaleza (PE) pelo placar de 26 a 21, na tarde de sábado, 30/11, no Ginásio Nagib Matini, em Belém (PA).
Contando com representantes de sete estados brasileiros, a competição da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) reuniu as equipes de Americana (SP), Pinheiros (SP), Fortaleza (CE), Português (PE), HCP/Unipê (PB), ADJF (MG), Paysandu (PA) e Nilton Lins (AM).
Na primeira fase, o hand feminino da Secretaria Municipal de Esportes venceu os times do Nilton Lins (44 a 20) e Paysandu (35 a 15), sofrendo a única derrota para o Pinheiros (29 a 32). Com a segunda colocação do grupo, as americanenses venceram na semifinal o Português (26 a 22), um dos candidatos ao título e que ficou com o bronze ao bater o forte Pinheiros. Na final diante do Fortaleza, as meninas repetiram o feito de 2006, sendo bicampeãs.
Americana teve ainda três jogadoras premiadas na escolha da Seleção do Campeonato Brasileiro Feminino. Da equipe campeã foram escolhidas a goleira Lucimar dos Santos, a armadora direita Maria Carolina Xavier e a ponta direita Mônica Santos. Lucimar foi eleita ainda a melhor goleira do nacional.
Para o secretário de Esportes, Mário Antonucci, o título brasileiro é fruto do trabalho e dedicação das atletas e comissão técnica. “Essas meninas juntamente com seu treinador Jurandir Batista (Didi) são batalhadores e merecedoras desta importante conquistam. Trabalharam durante toda a temporada de uma forma dura e sempre focada nas competições. Todo o esforço foi recompensado com esse título nacional”, destacou.
Com a conquista do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão, as americanenses carimbaram o passaporte para a disputa da Copa do Brasil 2014,
sob o comando técnico de Jurandir Batista, o Didi, a equipe é formada pelas jogadoras Lucimar dos Santos, Maria Carolina Xavier, Mônica Santos, Lúcia Ferreira, Kátia Vargas, Jaqueline Dias, Priscila Caria (Perê), Rhaissa Pacheco, Grace Giusti, Greice Barboza, Tâmara Cristina, Carolina Ferraz, Thalitta de Souza, Viviane Silvestre, Luciane da Silva e Muriel Tavares.
O handebol feminino de Americana encerrou o ano garantindo três títulos (Campeonato Brasileiro, Jogos Abertos do Interior e Liga de Handebol do Estado de São Paulo). As meninas também foram vice-campeãs dos Jogos Regionais e do Torneio Feria de las Flores, na Colômbia.
FONTE: Americana Handebol