Estrela de Guarulhos bate São José no jogo 3 da final e é tricampeã do Júnior Feminino
A Estrela de Guarulhos venceu o São José por 27 a 19 na quarta-feira em confronto válido pelo jogo 3 do Campeonato Paulista Júnior Feminino. Com o resultado, o time da Grande São Paulo fechou a série melhor de três em 2 a 1 e se sagrou tricampeã estadual da categoria. Já o time do Vale do Paraíba ficou com a medalha de prata.
A maior tradição de Guarulhos acabou pesando nesta decisão. O time de Guarulhos vinha de duas conquistas seguidas (2009 e 2010) e é figurante cativo nas fases decisivas da categoria: o time foi semifinalista em todas as edições desde 2005. Com a decisão de 2011, esta é a quarta vez em seis temporadas que o time chega à final.
VEJA MAIS:
Galeria de fotos do jogo 3 da final do Júnior Feminino entre Guarulhos e São José
Já o São José, que teve um retrospecto melhor na primeira fase – o time foi o líder, com 100% de aproveitamento neste momento do torneio –, é uma equipe que vem em ascensão na competição: nas duas últimas temporadas, a equipe chegou as semifinais; antes disso, o time parava constantemente nas fases classificatórias.
Nesta série decisiva, Guarulhos começou melhor, vencendo as rivais por 29 a 22 no jogo 1. Precisando vencer para manter o sonho vivo, São José fez seu dever de casa na última segunda-feira, vencendo por 29 a 23. Parecia que o fator casa estava sendo decisivo no confronto. Guarulhos, porém, resolveu quebrar essa lógica.
O jogo
Guarulhos novamente entrou com uma defesa baixa, um 6-0 enganador, pois cada vez que a bola chegava na central Thaís a caminho da meia Juliana, a defesa rapidamente se transformava em um 5-1 assimétrico. O resultado foi que Juliana não conseguia desenvolver seu jogo e São Jose tinha dificuldade na movimentação da bola.
Guarulhos impôs forte marcação e dificultou muito o ataque de São José na final do Júnior Feminino.
Crédito: Hamilton Ramos
O técnico Márcio Volpini tentou jogar com sua pivô no segundo marcador, para evitar ou aproveitar a saída antecipada na meia esquerda de sua equipe, mas a bola não chegava até ela. Aos 12 minutos, Guarulhos mostrava ampla superioridade na quadra e o placar acusava 5 a 1 para a equipe da Grande São Paulo.
A equipe do Vale do Paraíba chegou a esboçar uma reação – chegando aos 6 a 4 – mas o dia era de Guarulhos, que fechou o primeiro tempo em 15 a 7.
Mesmo em São José, Guarulhos jogou com autoridade e confirmou o tricampeonato do Júnior Feminino.
Crédito: Hamilton Ramos
No segundo tempo, Guarulhos diminuiu o ritmo, aumentando o tempo com posse de bola, minando aos poucos a vontade das meninas de São José, que em vários momentos ficaram 10 gols atrás no placar. No fim, o domínio guarulhense não foi ameaçado e a Estrela pôde comemorar seu título com a vitória por 27 a 19.
Guarulhos superou São José e conquistou o tricampeonato do Júnior Feminino.
Crédito: Hamilton Ramos
Curta nossa página no Facebook!
Siga a FPHand no Twitter: @fphand