Taubaté é o Campeão Paulista 2015
Um título longamente perseguido. Campeão da Liga Nacional, do Pan Americano de Clubes e representante das Américas no Super Globe, o TCC/Unitau/Fecomerciários Taubaté finalmente conquista o Super Paulistão, de forma sofrida.
Vinicius Teixeira foi o Melhor do Jogo, na grande final.
A equipe, apontada desde o início como favorita ao título, não teve um caminho fácil. Sofreu duas derrotas durante o campeonato, uma delas para a própria Metodista/Besni, o que levou um enorme clima de tensão às Finais. Com dois atletas de alto nivel técnico para cada posição, contando com aqueles que podem ser considerados os melhores goleiros do país, Maik e Rick, com o bom momento de excelentes jogadores como Alemão,Toko, André e Thiago, com a segurança que representam Zeba e Guilherme, pivô do porte de Vinicius, o técnico Tatá teve à sua disposição aquele que pode ser considerado o melhor elenco do país reunido em um único clube.
A equipe do ABC mostrou que, embora renovada, com elenco muito jovem, era um adversário à altura. Perdeu o primeiro jogo na casa do adversário por uma diferença perfeitamente reversível – 2 gols – com uma atuação primorosa do goleiro Leandrão.
Mas Taubaté mostrou que conseguiu, nos últimos três anos, a experiência e maturidade que lhes fizeram falta em outras decisões. Com um jogo consistente, venceu a Metodista/Besni no Baetão por 26 a 22 e pode, finalmente, comemorar o título de Campeão Paulista e consolidar seu nome como a melhor equipe do país neste momento.
A Metodista;Besni segue sua trajetória de grandeza. Com uma equipe renovada que ratificou a correção da aposta inicial do técnico José Ronaldo Nascimento: aproveitar os jovens talentos de que dispunha e contratar um maestro, uma armador experiente, que vive um momento especial. Diogo Hubner cumpruiu esta função de forma brilhante e, mesmo com a perda, no decorrer da competição, de atletas do porte de Acácio e Carlito, a equipe de São Bernardo fez uma temporada da qual pode se orgulhar, que fez juz à sua tradição.
O Buzzo Sports/São José ficou com a terceira colocação, repetindo o feito do ano passado. A equipe, que perdeu dois dos três importantes reforços que trouxe para o inicio da competição- apenas Arthur Galego, que fez excelente temporada, continuou na equipe – a equipe do Vale, que já contava com a qualidade de Jackson, Michael, Duplex, Valadares e Novais ,e a competente direção de Chico SIlva, que assumiu a o posto em função dos problemas de saúde do Prof. Marcelo, consolidou, desta forma, sua posição como a mais importante força emergente do handebol paulista e brasileiro.
Foi um fechamento de ouro para um campeonato memorável, que termina, com toda justiça, premiando as melhores equipes do ano.
Hamilton Ramos