Em jogo equilibrado, experiente Rio Branco/Americana vence jovem São José e fica com o bronze no Super Paulistão
O Rio Branco/Americana venceu o SEL/Fadenp/São José por 33 a 27 neste domingo, no Baetão, em confronto válido pela medalha de bronze do Super Paulistão 2011. Com o resultado, o time de Americana ficou pela segunda temporada seguida entre as três melhores equipes da competição. Embora não tenha subido ao pódio, a equipe do Vale do Paraíba fez uma campanha além do esperado em seu retorno ao estadual adulto feminino.
O confronto foi bastante equilibrado desde o primeiro tempo. Mesmo sendo a equipe com a campanha menos eficiente em quadra, São José, que não disputava um Paulistão desde 2004 e tem equipe composta em sua maioria por jogadoras de categorias de base, ignorou o entrosamento de cinco temporadas do Rio Branco e partiu para cima das rivais. Antes da metade da etapa inicial, chegou a liderar o placar por algumas vezes.
Americana, porém, foi equilibrando o confronto e conseguiu passar à frente. No fim, a equipe conseguiu passar a frente, entrando no intervalo com o placar de 17 a 14. No segundo tempo, o entrosamento do Rio Branco – cuja equipe atua junto há vários anos – começou a fazer a diferença, superando o ímpeto do São José, cujo time é composto por diversas jogadoras da categoria juvenil e júnior da cidade (inclusive atuando nos estaduais dessas categorias).
Curta nossa página no Facebook!
Siga a FPHand no Twitter!
No fim, Americana conseguiu abrir uma vantagem de cinco gols e foi apenas administrando o placar. No fim, o marcador apontou 33 a 27 para a equipe.
Rio Branco/Americana vence São José e fica com o bronze do Super Paulistão 2011
Nas últimas cinco edições, Americana tem apresentado uma ótima evolução no Paulistão. Entre 2005 e 2007, a equipe ficou na quinta colocação da fase de classificação e não obteve vaga para as semifinais. A partir de 2008, porém, a situação mudou e a equipe, que ficou em quarto, vem garantindo desde então vaga para as fases decisivas em todos os anos. Em 2009, a equipe repetiu o desempenho. Em 2010 e 2011, a equipe atingiu a terceira colocação.
Já São José, por outro lado, está em início de trabalho. A equipe do Vale do Paraíba entrou na competição apenas para incentivar suas atletas das categorias de base e dar-lhes mais experiência. A própria irregularidade do time, que oscilou na primeira fase – teve sete vitórias e sete derrotas –, é reflexo desta inexperiência. Ainda assim, o time surpreendeu e chegou a vencer Santo André, vice-campeã, e o próprio Rio Branco na fase de classificação.