Unip/São Caetano bate Jundiaí e fica com o bronze no Júnior Feminino
O Unip/São Caetano venceu em casa o Jundiaí por 34 a 29 na quinta-feira em confronto válido pela disputa do terceiro lugar do Campeonato Paulista Júnior Feminino. Com o resultado, o time do ABC ficou com a medalha de bronze da competição.
O prêmio acaba como consolação para a cidade de São Caetano – que ficou com o vice-campeonato em 2010 –, que ficou fora da decisão da categoria apenas três vezes (contando com essa temporada) nas últimas seis edições do estadual.
Já Jundiaí voltou bem ao Paulista após ter ficado três temporadas fora da competição: o time do interior não disputava a competição desde 2007, quando também caiu nas semifinais (curiosamente, o time perdeu para São Caetano na ocasião).
LEIA TAMBÉM:
Melhor em 2011, São José busca manter favoritismo contra bicampeã Estrela de Guarulhos na final do Júnior Feminino
Veja a galeria de fotos desta partida!
Nesta sexta-feira, começa a decisão da categoria entre Estrela de Guarulhos – que eliminou São Caetano – e SEL/Fadenp/São José – que superou Jundiaí –, no ginásio da Ponte Grande (avenida Domingos Fanganiello, 315, em Guarulhos), às 16h.
O jogo
Mesmo fora de casa, Jundiaí foi melhor no primeiro tempo contra São Caetano
Jogando em ritmo forte desde o inicio, a equipe de Jundiaí mostrou que veio disposta a levar o bronze no Ginasio Marlene José Bento, em São Caetano do Sul. Marcando 6xo e apostando nos contra ataques, rapidamente chegou a 6 a 3.
O 5+1 no qual o técnico Flavio, de São Caetano, apostava – numa tentativa de anular a forte meia Patricia Batista – começou a funcionar a partir dos 7 minutos. Aos 12, São Caetano conseguia sua primeira reação, virando o jogo para 7 a 6.
Rapidamente, Jundiaí voltou a se encontrar e a mesma Patrícia colocou sua equipe na frente e, com 9 a 7 para as visitantes, São Caetano pediu seu primeiro tempo técnico, aproveitando a exclusão de uma atleta de Jundiaí.
A equipe do ABC voltou marcando um 4+2 ainda mais agressivo, mas foi surpreendida pela individualidade da ponta Larissa que, mesmo em inferioridade no ataque, levou sua equipe a ampliar a vantagem duas vezes. O primeiro tempo parecia caminhar para um desfecho com grande vantagem para Jundiaí, quando São Caetano conseguiu, no ultimo minuto, tirar mais um gol, definindo a diferença em três gols.
No segundo tempo, São Caetano se encontrou e tirou o bronze de Jundiaí no Júnior Feminino. Crédito: Hamilton Ramos
No segundo tempo o panorama mudou completamente. Ambas as equipes voltaram nervosas e ninguém conseguiu marcar nos cinco primeiros minutos. São Caetano então mudou seu sistema defensivo para 5+1 e, no contra ataque, diminui a diferença para 2 gols.
O estado de nervos prejudicava seriamente o desempenho de Jundiaí que, até os 17 minutos do segundo tempo, conseguiu anotar apenas três gols, perdendo inúmeras chances em arremessos da linha de seis metros. Neste momento, São Caetano aproveitou para virar o placar. Depois disso, o jogo ficou mais tenso e, durante 15 minutos, o jogo não contou com as duas equipes completas em quadra, com várias exclusões em ambos os lados.
Neste momento, com a vantagem de 25 a 21, o técnico de São Caetano ousou uma marcação 3+3, que se não surtiu efeito no sentido de ampliar a diferença, conseguiu intimidar Jundiaí, que não conseguia se aproximar no placar, o que só aconteceu, de forma tímida aos 22 minutos, quando o placar indicava 29 a 25.
Nesta última tentativa de reação, os nervos voltam a prejudicar Jundiaí, que errou uma reposição de bola de maneira infantil e, em seguida, um novo arremesso da linha de seis, praticamente decretando a vitória de São Caetano por 34 a 29.
São Caetano virou sobre Jundiaí e ficou com o bronze no Campeonato Paulista Júnior Feminino. Crédito: Hamilton Ramos