Trajetória do Pinheiros no Super Globe
Depois de 14 horas de viagem, a equipe do Pinheiros fez sua estréia contra o Al Rayyan do Qatar pelo Super Globe no último sábado, dia 14 de maio. O Pinheiros apresentou uma proposta de um jogo rápido, com muitos contra-ataques, uma defesa forte, alternando 5-1 e 6-0, e um ataque posicional que trabalhava a bola com muita velocidade e criatividade. Desta forma, chegou a abrir nove gols de vantagem no meio do segundo tempo.
Mas a equipe da casa reagiu com uma defesa muito alta, postada na linha defensiva com pelo menos quatro jogadores. A equipe brasileira demonstrou cansaço e desperdiçou boas oportunidades para matar o jogo nos oito minutos finais mas não foi suficiente para alcançar a vitória. Ao final da partida, o resultado de 29 a 29 na estréia foi recebido com um gosto de derrota, pela real possibilidade de vitória que esteve nas mãos do Pinheiros.
O presidente da Federação Paulista de Handebol, Eduardo Macedo, viajou com a equipe como Chefe da Delegação do Pinheiros e destacou o fato do time do Al Rayyann jogar com oito profissionais contratados exclusivamente para o Super Globe. Apesar de constar em regulamento, Eduardo manifestou seu ponto de vista contrário a esta regra, sugerindo que ela fosse revista para futuras edições da competição.
Pinheiros equilibra jogo contra potência européia
A segunda partida do Pinheiros foi contra o Campeão Europeu da temporada passada THW Kiel. O Pinheiros manteve sua proposta de jogo e acelerou o ritmo da partida. A produção da equipe foi bem melhor que na noite anterior, obrigando a equipe do Kiel a utilizar o que trouxe de melhor para vencer a partida por 36 x 29. Na conferencia de imprensa, após a partida, o treinador Alfred Gislason, da equipe Alemã, confirmou seu respeito à equipe brasileira, destacando como elas vêm demonstrando um handebol com cada vez mais qualidade.
A cada momento de instabilidade dos jogadores do Kiel, o Pinheiros aproveitava para reduzir a diferença de gols, que girou entre cinco e sete durante a maior parte do jogo. O destaque brasileiro foi o goleiro Maik que foi muito efetivo defensivamente. Com a vitória, os alemães já saíram classificados para a disputa do ouro pelo Super Globe.
Brasileiros perdem a disputa por medalhas no Super Globe
Os brasileiros do Pinheiros foram derrotados por dois gols, nesta segunda-feira, pela equipe libanesa Al Sadd. A terceira partida pelo Super Globe garantiria o segundo lugar no Grupo A e, consequentemente, a disputa pela medalha de bronze. Mas o Pinheiros não resistiu e perdeu para os libaneses por 29 a 27.
Novamente, o goleiro Maik fez grandes defesas e os contra-ataques do Pinheiros foram efetivos durante os 45 minutos do jogo, o que garantiu que a equipe terminasse a primeira etapa na frente do placar. Mas no segundo tempo, os brasileiros foram se cansando, dando espaço para as investidas do Al Sadd que cresceram na partida. Mesmo depois do tempo pedido por Sérgio Hortelan e da reação do Pinheiros que empatou o jogo por 22 a 22, os brasileiros perderam a partida. Apesar da derrota, Thiagus Santos considera boa a passagem do time pelo Super Globe: “estamos satisfeitos com nosso desempenho no torneio, mesmo não vencendo o primeiro e terceiro jogos”, disse o jogador ao site da International Handball Federation.
Pinheiros aguarda definições dos confrontos restantes para saber que caminho seguirá na tabela.