Super Paulistão 2012 se tornou pioneiro em estatísticas de Handebol no Brasil
O Super Paulistão Masculino deste ano está chegando ao fim, mas deixa uma herança muito especial para o Handebol, não apenas do estado de SP, mas do Brasil. Estamos falando sobre às estatísticas de competição, que pela primeira vez na história da modalidade no país, passou a existir para abrilhantar e credibilizar ainda mais os torneios.
Assim como já acontecia nos esportes de massa, como o futebol, vôlei e basquete, o handebol agora entrou no seleto hall de profissionalismo desse tipo no país, e o Super Paulistão Masculino de 2012, serviu de piloto para iniciar o processo de inclusão das estatísticas eletrônicas em tempo real. No campeonato deste ano, a Federação Paulista de Handebol foi constante na publicação dos números poucos minutos depois de zerar o cronômetro, e não apenas com um tipo de estatística, foram oferecidos três modelos. Veja:
ESTATÍSTICA POR JOGO
– Traz dados estatísticos, posição de arremesso e local de gol.
ESTATÍSTICAS POR EQUIPE
– Que apresenta os números individuais de cada clube no torneio.
ESTATÍSTICAS GERAL
– Artilharia;
– Geral por equipe;
– Total de gols e goleiros;
– Arremessos de seis metros;
– Arremessos de nove metros;
– Arremessos de sete metros;
– Arremessos de contra ataque;
– Arremessos pontas;
– Roubadas de bola;
– Melhores bloqueios.
A disponibilidade de estatísticas durante uma competição tão importante quanto o Super Paulistão, considerado o maior estadual do país, é de extrema importância principalmente para os clubes envolvidos, que podem estudar os pontos mais e menos acessíveis dos adversários. No caso de uma Final Four, que reúne equipes na teoria iguais tecnicamente, ter o acesso a estes números é imprescindível para auxiliar nas preleções e, quem sabe, chegar ao título.
Com o sucesso neste primeiro ano de estatísticas, a Federação Paulista de Handebol já estuda a possibilidade de incluir os números também no adulto feminino de 2013, e aos poucos, estender o serviço para às categorias de base.