SÃO CAETANO VENCE SÃO BERNARDO E SE TORNA CAMPEÃO DO PRIMEIRO CAMPEONATO ONLINE DE TORCIDAS
Em final formada por clássico do ABC Paulista, o Handebol São Caetano levou a melhor e se tornou a primeira equipe campeã da competição
Bruno Zanchetta
Giulia Marini
Na última semana a Federação Paulista de Handebol, em uma live com a TV NSports anunciou o grande campeão do primeiro Super Paulistão Online de Handebol Online – Desafio de Torcidas. O São Caetano levou a melhor derrotando a UNIP São Bernardo por 2.295 votos a mais no grande clássico do ABC paulista. A competição que começou no dia 8 de junho chamou a atenção positiva dos internautas e com isso a interação no Instagram foi grande.
Foram mais de 27 rodadas entre as equipes paulistas, só na primeira fase, com 28 equipes, foram somados mais de 250 mil votos, com confrontos decididos nos minutos finais.
Cristiana Braslauskas é coordenadora e preparadora física das categorias de base do município de São Caetano, e ela nos contou sobre a importância do campeonato online neste período de isolamento social, “A competição virtual trouxe um pouco de adrenalina da competição tradicional, promovendo união, cooperação e comprometimento em uma realidade de tantas incertezas”.
Em meio a uma situação de uso extremo das redes sociais, nascendo cada vez mais influenciadores e pessoas que trabalham com a internet, a coordenadora ressalta a importância do usa da rede para agregar no Handebol, “No âmbito dos esportes, inclusive no Handebol, essa força das redes sociais deva ser bem conduzida para que se torne um aliado e um parceiro de peso, além disso, essa iniciativa do campeonato pode ser uma porta de entrada para novos praticantes da modalidade”.
E não foi só a coordenadora que se entreteu com a competição. A pivô do time Unip São Bernardo, Lívia Martins, afirma que a iniciativa da federação não foi só muito organizada como também surpreendeu a jogadora. “Por mais que tenha sido uma primeira edição, uma novidade para todo mundo (atletas, comissão e admiradores), foi muito legal. A gente está passando por um momento muito difícil e estar próximo de alguma maneira, sentir um friozinho na minha barriga, uma adrenalina de competição, foi muito bom, tudo muito bem organizado e bacana”.
Além disso, a atleta contou que ficou muito surpresa com o engajamento das pessoas em uma competição online. “Já estudamos a tática dos adversários e da próxima vez já sabemos como fazer”, garantiu Lívia. A pivô disse que ficou impressionada com a magnitude que o projeto atingiu, afinal ele conseguiu unir desde o pai da menina que joga pela base até o técnico do time profissional.
Como perspectiva de futuro, Lívia garante que o time não vê a hora de voltar para as quadras e mais do que isso, tem se preparado bastante para os jogos e campeonatos que virão. “Esperamos que até meados de agosto o campeonato já possa reiniciar, claro que com todos os cuidados, e eu tenho certeza que a federação vai nos surpreender com muitas atitudes, igual foi com a criação do mascote. Os atletas podem ajudar muito com essa interação e nós estamos muito ansiosas para o que virá futuramente”.
Mesmo sendo apenas o primeiro Super Paulistão Online de Handebol Online – Desafio de Torcidas, o resultado da interação das pessoas em todas as redes sociais da federação foi bem positivo. Isso consequentemente gerou uma visibilidade para o handebol unindo quem torce, quem joga, quem está sempre acompanhando por outros motivos e até quem não conhece mas quis fazer parte apenas por ser uma boa ideia. O campeonato se tornou único pois foi criado durante o isolamento social que vivemos, partindo da iniciativa de um esporte pouco valorizado no país, com o intuito de unir forças para ajudar o handebol a crescer.