Rita Orsi: de Jundiaí para o Mundo
O Super Paulistão 2014 começa em Março e a FPHand está preparando uma série de matérias especiais e, para começar, uma figura fundamental na história do JUNDIAÍ HANDEBOL CLUBE. Rita Orsi tem 29 anos de handebol, mais de 15 anos de seleção brasileira.
“Comecei em 1985 no handebol, com um projeto vitorioso que é Jundiaí. Depois minha primeira experiência com seleção foi em 1996, com a seleção júnior, disputei Mundial, Pan. Hoje são dois ciclos olímpicos na sequencia”, contou emocionada Rita, uma figura ímpar no esporte nacional.
Em 2013, como supervisora da Seleção Brasileira Feminina Adulta foi Campeã Mundial. Feito inedito na história do esporte brasileiro. “Passou um filme na cabeça naquele momento. Chorei muito. Quantas pessoas representadas naquele momento, que fizeram da Rita o que é hoje. Lembrei da família handebol, de Jundiaí que formou atletas que hoje são campeãs mundiais, uma nostalgia gostosa. Foi a recompensa de cada obstáculo, de fé, de esperança”, acrescentou.
Rita Orsi, com toda a experiência e vivência no esporte fez questão de ressaltar o legado que este título mundial terá para todas as áreas do handebol. “Acredito que todo esse momento, e esse era o nosso pensamento como grupo, sirva para repensar o esporte como um todo. Que aconteçam mais investimento, que cada célula que respire handebol tenha mais recurso e mais possibilidade de investimento. Temos uma grande gama escolar no Brasil, que esse título seja um próximo passo para que os patrocinadores e os clubes aproveitem o momento”, finalizou.