Pinheiros é finalista, mas o dia foi da Hebraica
A segunda semifinal do Super Paulistão Adulto Masculino surpreendeu todos que estavam no ginásio do Clube Mogiano, tanto os visitantes como os próprios atletas. O líder na fase de classificação e campeão do Paulista de 2010 EC Pinheiros era o clube cotado como grande favorito, mas seu jogo não foi tão fácil como o esperado.
Durante a coletiva de imprensa na sexta-feira, técnicos e atletas finalistas ressaltaram que pelo novo sistema de final-four, onde os classificados se enfrentam em apenas um jogo decisivo, surpresas poderiam acontecer. E aconteceu. A AB “A Hebraica” comandou o primeiro tempo de jogo e esteve a frente do placar por grande parte dos 30 minutos iniciais. Ou o Pinheiros pecava na finalização, ou os arremessos paravam nas mãos do goleiro Alan. A Hebraica levou o jogo para o intervalo empatado em 13 a 13.
Com a possibilidade de perder o jogo, o técnico Sérgio Hortelan cobrou uma postura diferente do time e o Pinheiros voltou mais concentrado e aos pouco foi construindo o placar com contra-ataques efetivos. Depois do começo alucinante, os atletas da Hebraica foram se cansando. Alan saiu e deu lugar a Danilo no gol, que substituiu bem o companheiro e fez boas defesas. Focado, o Pinheiros conquistou a vaga para a final do Paulistão vencendo a Hebraica por 28 a 22.
“O jogo foi impressionante e me surpreendi até com coisas que eu fiz. Não treino muito; trabalho durante o dia e os treinamentos são apenas de noite. No segundo tempo a parte física pesou um pouco. Mas erros que costumamos cometer diminuíram. Fiquei muito feliz por fazer parte dessa semifinal”, disse Carbone, o artilheiro do jogo com seis gols.
E a boa atuação da Hebraica foi comemorada pelos outros jogadores e também pelo técnico Álvaro Herdeiro: “eles colocaram em quadra até mais do que pedi. O Pinheiros tem mais facilidade em trocas e nossa equipe é jovem. Fizemos um bom jogo e foi ótimo dentro do que pedimos”. O técnico ainda falou da importância da formação do atleta: “vim para a Hebraica em 2005 e a proposta era a de construir uma base boa sem precisar de verba. Temos que trabalhar com a base e esperamos que essa meninada ainda vença muito”.
Arthur Souza foi eleito o jogador ESPN Melhor do Jogo.
Agora é a Metodista
A grande final de 2011 será contra um adversário conhecido do Pinheiros, a ADC Metodista. “A equipe está pronta para amanhã. É outro jogo e outra história, cada equipe tem uma proposta diferente. E acredito que a minha vai vencer amanhã”, falou Hortelan.
O artilheiro do Pinheiros com 65 gols, Diógenes Cruz, não jogou pois se recupera de uma lesão no pescoço, mas fez uma avaliação do seu time: “amanhã não podemos baixar a concentração. Não podemos errar no ataque; isso pode tirar a gente do jogo. Vencemos hoje quando conseguimos correr e contra-atacar”.
A partida que decidirá o grande campeão de 2011 será às 18 horas, com transmissão ao vivo da ESPN.