Novos técnicos da seleção brasileira
A Confederação Brasileira de Handebol divulgou os nomes dos novos treinadores nos naipes masculino e feminino
Em cerimônia realizada em São Paulo (10-03-09), o presidente da Confederação Brasileira de Handebol – CBHb, Manoel Luiz Oliveira, anunciou os nomes dos novos técnicos das seleções brasileiras, categoria principal.
No naipe masculino o técnico será o espanhol Javier Garcia Cuesta, natural de Mieres. Com 62 anos de idade, tem uma vasta experiência como jogador, treinador e diretor técnico. Além da Espanha, já foi comandante das Seleções de Portugal, Egito, Estados Unidos e do clube Teka Santander, da primeira divisão espanhola. Disputou quatro Olimpíadas, sendo uma como jogador, em 1972, em Munique, e três como treinador e diretor técnico. Em 1984, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, comandou os Estados Unidos; em 1992, nas Olimpíadas de Barcelona, dirigiu a Seleção da Espanha, onde ficou em quinto lugar, e em 1996, nos Jogos de Atlanta foi o técnico do Egito. No último ciclo olímpico, Cuesta trabalhou como diretor técnico da Federação Espanhola de Handebol.
Já no naipe feminino, o técnico será o dinamarquês Morten Soubak, natural de Fodby, tem 45 anos e já está bem habituado ao Brasil, onde mora há quatro anos. No período que esteve à frente do E.C. Pinheiros, conquistou os títulos da Liga Nacional, da Copa do Brasil, do Campeonato Paulista e dos Jogos Abertos do Interior. Tem experiência desde as categorias de base até a principal masculina e feminina. Morten iniciou a carreira no comando de equipes cadetes e juvenis. Depois, de 2000 a 2001, dirigiu o time feminino GOG / GUDME, da Dinamarca. Entre 2002 e 2003, foi técnico da Seleção Juvenil Masculina daquele país. E, em 2004, comandou a equipe feminina dinamarquesa FCK Kobenhavn, onde treinou a goleira brasileira Chana.