LANÇAMENTO DO LIVRO “VAMOS CONHECER O MINI-HANDEBOL!”
Uma das grandes missões da Federação Paulista de Handebol – FPHb é a de valorizar as categorias de base em todo estado de São Paulo, de forma coesa e embasada.
Pensando neste objetivo hoje lançamos o livro “Vamos Conhecer o Mini-Handebol” de autoria de Prof. Me. Diego Melo de Abreu e Matheus Candido Betoni, com participação especial do professor Carlo Garcia (Portugal) membro da European Handball Federation. O livro é um legado que a Federação Paulista de Handebol deixa para toda comunidade do esporte, em comemoração aos 80 anos da entidade.
O livro contempla de forma direta, simples e ilustrada os principais pontos do Mini-Handebol para que professores e professoras possam iniciar os projetos e atividades para crianças de 05 à 10 anos de idade.
“Além dos festivais e cursos que sempre promovemos em todo estado de forma gratuita agora o livro agregra nossas ferramentas didáticas, pois o objetivo é que possamos atingir um maior número de pessoas e que elas efetivamente trabalhem com o mini-handebol” diz o professor Diego Abreu, vice-presidente da FPHb e um dos autores do livro.
Paulo Moratore, presidente da FPHb, afirma que “com relação ao mini-handebol, não tem jeito, é como uma taxa de natalidade, se a taxa é baixa, a população tende a se tornar velha e um dia até acabar. O mini-handebol pra mim é a retroalimentação dos adeptos ao handebol, então, quanto mais as pessoas praticarem o mini-handebol e terem gosto desde pequenas, maior a quantidade de praticantes e isso faz com quê a modalidade cresça”.
Professor Matheus Betoni começou a carreira no mini-handebol e além de vice-diretor das categorias de base é um dos autores do livro: “É uma honra e de grande importância fazer parte desse livro, pois comecei no mini-handebol como atleta e hoje tenho o prazer de estar na Federação Paulista como vice-diretor das categorias de base. Assim como foi importante para mim, nossa missão é atingir o maior número de pessoas que possam trabalhar e cativar suas vidas por meio do mini-handebol.”
O material também será usado de forma oficial como apoio didático nos Cursos de Formação de Professores de Mini-Handebol, promovidos pela FPHb em diversas ocasiões.
A data também marca mais duas ações em prol do handebol e do próprio mini-handebol:
1°: O lançamento do novo mascote da FPHb “Léozinho”, criado pela Professora Thais Nunes, pedagoga e coordenadora das oficinas de desenho e pintura dos Festivais de Mini-Handebol. O mascote é a releitura do antigo mascote da FPHb e que agora se aproxima ainda mais do público jovem do mini-handebol e das demais categorias, que terão a oportunidade de em breve conhecer o Léozinho nas quadras e eventos!
2°: E para finalizar anunciamos com muita alegria que a partir de 2020 todo dia 25 de agosto será comemorado na FPHb o “Dia do Mini-Handebol”.
Em 25 de agosto de 2014 o então presidente da FPHb, Rogério Toto, fundou o Departamento de Mini-Handebol da FPHb, o primeiro departamento federativo 100% dedicado ao mini-handebol no Brasil, portanto a data foi escolhida em memória desta data que hoje se torna histórica.
O download do livro é gratuito e o formato da obra é o PDF. Aproveite a leitura, esperamos que goste.