Está chegando a hora: Campeonato Paulista Júnior 2013
Por: Fernando Guifer
Quase tudo pronto para o início dos Campeonatos Paulista nas categorias de base em 2013. Com reuniões para definição de tabelas sendo realizadas desde o dia 16, diversos treinadores e dirigentes compareceram à sede da FPHb para identificar os adversários e datas das competições que se iniciam nos próximos dias.
Com ótimas campanhas durante toda fase de classificação, A Hebraica e Pinheiros chegaram às finais do Júnior masculino com justiça, e fizeram uma ótima decisão, já tradicionalmente chamada de “clássico da rua”, alusão a proximidade dos clubes numa região nobre da capital Paulista.
Assim como em outras categorias, a melhor de três foi decidida em dois jogos apenas, tendo o Pinheiros levantando a taça de campeão mais uma vez. O primeiro jogo que tinha mando d’A Hebraica foi disputado no ginásio Poliesportivo, casa dos rivais, e o time parece ter sentido falta de casa: 36 a 25 para o Pinheiros que faria os demais jogos também no clube de origem.
Com placar um pouco menos elástico, a vitória do Pinheiros desta vez foi por 33 a 25 e fim de campeonato. A Hebraica se despediu com honrarias e promete vir com tudo em 2013 para não ‘bater na trave’ mais. O bronze ficou com o São Caetano que após empate em 25 a 25 com o São José, garantiu a posição por ter feito melhor campanha na primeira fase.
Pelo Júnior feminino a história foi completamente diferente. Guarulhos e Metodista/São Bernardo protagonizaram uma das melhores e mais emocionantes finais de 2012, com a decisão sendo efetivada exatamente nos três jogos a que tinham direito. O primeiro jogo realizado no Baetão deu o time da casa: 31 a 30, e Guarulhos precisava da vitória no segundo jogo para forçar uma nova decisão em casa.
Quando o árbitro apitou o final da segunda decisão, o placar marcava 34 a 32 para Guarulhos, e apesar da vitória, ninguém arriscava ‘chutar’ um campeão, devido ao equilíbrio dos dois primeiros jogos, já que as duas equipes estavam muito bem tecnicamente e muito focadas.
Quatro dias antes da finalíssima, Jundiaí havia garantido a terceira posição no torneio ao bater o Taubaté por 31 a 28, no ginásio Bolão. No dia 16 de dezembro era hora de saber quem seria o campeão Paulista do Júnior feminino em 2012, e deu Metodista/São Bernardo. Vitória por 35 a 30 sobre Guarulhos, que apesar da bela campanha, não segurou o forte ataque do ABC.
Nos próximos dias a FPHb divulga oficialmente os confrontos em todas as categorias para os torneios da temporada. Prepare-se torcedor fanático por Handebol.