I Copa Pinheiros de Handebol em sua reta final
Desde março o Esporte Clube Pinheiros vem promovendo a “I Copa Pinheiros de Handebol”, disputada nas categorias de base (sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17), com a participação de entidades desportivas e escolas convidadas pelos organizadores do evento, que tradicionalmente revelam atletas para a modalidade e se destacam pela excelência do trabalho técnico.
O evento nasceu da constatação da importância de se incentivar os atletas que se encontram no primeiro ano de cada categoria (11, 13 15 e 17 anos de idade), os quais normalmente possuem menos espaço nas equipes das categorias mirim, infantil, cadete e juvenil que disputam o Campeonato Paulista, por conta da idade.
“Nosso principal objetivo é o de estimular esses jovens, mantendo-os motivados e elevando o prazer deles em jogar handebol. Como dirigentes de Base, temos a obrigação de trabalhar para que nossos atletas se sintam felizes com a prática esportiva, valorizando todos e não apenas os habilidosos”, comentou o Diretor de Handebol – categorias de base – do ECP, Marcelo Sampaio (Xexa), ex-goleiro, que atuou pelo Pinheiros desde os 11 anos de idade.
Participam do evento:
Sub-11masculino – E.C. Pinheiros, Bandeirantes, Gracinha, Marquês de Monte Alegre e Mosteiro São Geraldo.
Sub-11 feminino – E.C. Pinheiros, Gracinha e Leopoldo Brentano.
Sub-13 masculino – E.C. Pinheiros, Bandeirantes, Pioneiro, Marquês de Monte Alegre e Mosteiro São Geraldo.
Sub-13 feminino – E.C. Pinheiros, Espéria, Dante Alighieri
Sub-15 masculino – E.C. Pinheiros, Marquês de Monte Alegre e Col. Passionista São Paulo da Cruz.
Sub-15 feminino – E.C. Pinheiros, Guarulhos, Hebraica e Atibaia
Sub-17 masculino – E.C. Pinheiros, Marquês de Monte Alegre e Col. Passionista São Paulo da Cruz
Sub-17 feminino – E.C. Pinheiros, Guarulhos, Hebraica e Atibaia
A Copa Pinheiros é organizada pelos integrantes do Departamento de Handebol do E.C. Pinheiros e a arbitragem fica a cargo de atletas do cadete, juvenil e júnior. “Nosso grupo técnico, comandado pela técnica Carla Antonucci, que dirige as equipes infantil e cadete femininas, incluindo a coordenadora administrativa, Débora Fellao, foi maravilhoso. Trabalhou durante todo o ano com obstinação. Qualquer palavra de agradecimento seria pouco pelo que estão fazendo. O evento serviu também para que nossos atletas tivessem oportunidade de atuar como “árbitros”, o que pensamos deve fazer parte do aprendizado da modalidade. É fácil criticar os que apitam, mas quando se inverte o papel, o atleta vê como a missão dessas pessoas é difícil de ser executada e merece consideração”, concluiu Xexa.
As partidas finais da I Copa Pinheiros ocorrem nos dias 13, 19 e 20 de setembro, fazendo parte dos comemorativos do 110º aniversário do Clube.