CARTA ABERTA AOS HANDEBOLISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
CARTA ABERTA AOS HANDEBOLISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Prezados amantes do Handebol,
Ao assumirmos a gestão da Federação Paulista de Handebol, nossa primeira meta em 2011 foi sanear a entidade, incluindo a situação financeira. Em 2012, com a documentação em ordem, estruturamos os projetos baseados nas Leis de Incentivo Fiscal Estadual e Federal, dos quais já estamos obtendo sucesso na captação de recursos, ou seja, estamos a um passo de alavancar nossa modalidade!!!
Diante deste cenário, e tendo ciência na ultima semana da formação de uma Liga de Handebol com sede na Capital de nosso Estado, a Federação Paulista de Handebol manifesta seu pesar, pois o momento pede união de forças e não divisão. Desta forma, tornamos pública nossa posição de:
a) Não reconhecer e não chancelar qualquer promoção de tal entidade;
b) Advertir que qualquer ato que venha relacionar direta ou indiretamente a FPHb será tratado no plano jurídico-legal;
c) Aos árbitros da FPHb, informar a incompatibilidade em atuar pelas Ligas e também pela Federação (incluindo as demais competições apoiadas pela FPHb);
d) Aos clubes, informar que tal entidade não integra o sistema esportivo nacional-internacional.
Vale ressaltar que a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) não reconhece qualquer Liga dentro do Estado de SP que não obtiver a chancela oficial da FPHb, cabendo as entidades de prática (clubes) decidirem sobre as competições em que irão participar. Novamente aqui reiteramos os benefícios que a participação no sistema Federativo proporciona:
- Reconhecimento governamental: Possibilita contemplar atletas com o “Bolsa atleta” ou “Bolsa Talento”;
- Possibilita participar de competições nacionais ou internacionais;
- Permite ter atletas ou técnicos convocados para a Seleção Paulista e/ou Brasileira;
- Permite participar do processo de seleção do Projeto Novo Handebol Paulista – NHP, que prevê destinação de recursos para entidades conveniadas (ver edital no site da FPHb);
- Oferece melhores condições de desenvolvimento técnico;
- Oferece bolsa para cursos de formação de árbitros e/ou capacitação de técnicos (ver calendário 2013).
Desde que assumimos a direção da FPHb adotamos a política de cordialidade, diálogo e respeito às ligas já existentes, o que será mantido. Mas não ficaremos impassíveis diante de iniciativas antagônicas e contraproducentes à modalidade e com foco exclusivo para obtenção de objetivos pessoais.
Finalizando, seguiremos firme em nossos propósitos, convictos de que o Handebol muito precisa crescer para tornar-se mais forte. Qualquer divisão neste momento será o caminho mais tortuoso para o esporte a que tanto nos dedicamos, e por esta razão tomaremos as medidas necessárias para preservar os interesses da coletividade do Handebol.
Saudações esportivas,
Rogério Toto | Presidente
Confira a Circular Oficial da Confederação Brasileira de Handebol