Pinheiros estreia no Pan Americano na próxima quinta
O 7º Campeonato Pan-Americano de Clubes de Handebol começa amanhã, dia 28, na cidade de Taubaté. Na quinta-feira, 29, o Esporte Clube Pinheiros estreia no campeonato que vai até domingo. A equipe foi campeã em 2011 e vice em 2012 e 2013 e, neste ano, sonha com o bicampeonato. O primeiro jogo será contra a equipe argentina do Villa Ballester.
Além do EC Pinheiros, outra equipe equipe brasileira também participa da competição: o TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté. Mesmo com o rival de quadra na competição, o técnico do time pinheirense, Sergio Hortelan, acredita que a Argentina também será um grande adversário. “Já que serão os donos da casa, o Taubaté conta com o apoio da torcida, o que é uma preocupação para as outras equipes. Mas, para nós, o Villa Ballester, da Argentina, também é um adveresário importante”, contou. Segundo ele, enfrentar o Taubaté no último jogo, será um ponto positivo, porque poderão sentir o campeonato antes.
Nos últimos encontros entre Pinheiros e Taubaté, no Campeonato Paulista, o time da capital levou uma vitória e o outro jogo terminou empatado. Isso deixa claro o equilíbrio entre os dois times. Porém, são campeonatos diferentes, com objetivos diferentes. “No Pan-Americano é tudo diferente, o título está em aberto, indefinido. Vencemos no Paulista mas a diferença foi pouca”, completou Hortelan.
Neste ano, diferente das edições passzdas, as disputas serão em chave única. Os times se enfrentarão em turno único e quem somar mais pontos, leva o título. O primeiro colocado garante vaga para a disputa do Super Globe, o mundial de clubes, de 8 a 14 de setembro, no Qatar.
Foto: Lays Guerreiro