Equilibrio e muitos gols são a tônica do masculino
Antessala do alto rendimento, a categoria cadete é aquela em que os meninos ainda não tomaram consciência da verdadeira importância da defesa no handebol.
Como gostam de dizer os técnicos, ainda estão descobrindo – às vezes de maneira dolorosa – que “ataque ganha jogo, mas defesa ganha campeonato” Embora seja uma preocupação permanente dos treinadores, é parte do processo de evolução.
O lado positivo é que podemos assistir jogos onde prevalece a técnica individual ofensiva. Jogos de muitos gols, feitos por uma garotada cheia de recursos, com resultados imprevisíveis.
A Hebraica e Eduardo Gomes estão invictas na competição, mas perderam a oportunidade de ter aproveitamento 100% empatando jogos. A Praia Grande empatou três vezess, incluindo aqueles contra os invictos. E correndo ao lado de tanto equilíbrio, o Pinheiros lidera a competição, apesar da derrota para a Furia Amarela.
Outra força, ainda pouco testada em condições de igualdade é a Metodista/Besni, que perdeu seu jogo para o lider azul e preto no Baetão, mas ainda tem Hebraica e Eduardo Gomes pela frente, em partidas que podem causar uma revolução no quadro classificatório.
Na próxima quinta-feira, a Furia Amarela recebe a Metô às 17:45, no Ginásio da Angelina Maffei Vita, rodada que terá na sequência uma partida decisiva para o primeiro turno do Campeonato Paulista Junior Masculino, entre os líderes Pinheiros e Hebraica.
Handebol de alta qualidade para quem for ao ginásio dos Jardins.
No Cadete feminino o Pinheiros está invicto à frente da tabela, seguido de Corinthians com um empate e Metodista/Besni, também com 100% de aproveitamento e dois jogos a menos que o azul e preto., mas Eduardo Gomes e Mesc prometem ascender dentro da competição. As rotarianas de São Caetano empataram com o Timão e perderam por apenas um gol do Centro Olimpico, outra equipe que aspira, com bons motivos, terminar a fase de classificação entre as quatro que irão aos play-offs.
O Mesc já fez – e foi bem, apesar de derrotado – seus jogos contra Pinheiros e Metodista e tem tudo para subir na tabela, assim como Jundiai, que enfrenta, também nesta quinta-feira de fortes emoções, o Eduardo Gomes, no chamado jogo de quatro pontos, aquele contra um concorrente direto à vaga nas finais.
O Campeonato Paulista Cadete segue equilibrado e emocionante nos dois naipes. O futuro do handebol de São Paulo começa a brilhar desde já.
Hamilton Ramos