Empate contra Guarulhos deixa Santos no G4
CEPE 2004/ Santos e Funguaru/Guarulhos foi o mais acabado exemplo do equilíbrio que vem sendo a tônica deste Super Paulistão feminino 2015.
As equipes fizeram um confronto direto na briga pela quarta posição.
Uma vitória do CEPE colocaria o clube, de forma isolada, dentro do G4, que já tem Buzzo Sport/São José, Metodista/Besni e Pinheiros. A equipe da baixada passaria a somar 12 pontos, contra 10 de Jundiai e 8 da própria Guarulhos. Desta forma, neste primeiro turno poderia apenas ser alcançada por Santo André, que tem 8 pontos, mas dois jogos por cumprir ainda nesta fase, um deles contra o terceiro colocado Pinheiros, uma parida dificílima, fundamental para as pretensões da equipe do ABC.
Já uma vitória de Guarulhos embolaria de vez a disputa por esta vaga. Colocaria as três equpes,Santos, Jundiaí e Guarulhos com dez pontos, às quais poderia se juntar Santo André, caso vença um de seus dois compromissos ainda válidos pelo primeiro turno, sendo que pode atingir a meta de entrar para o G4, se vencer ambos.
Com o empate, a equipe de Santos sobe a 11 pontos, deixando Jundiai e Guarulhos logo abaixo, ambos com 10. Além de Santo André que, como vimos, tem dois jogos do turno ainda a cumprir e a possibilidade de ultrapassar o time baixada, briga pela vaga a equipe do Clube SS II Exército/Osasco, que vem sendo um perfeito termometro deste equilíbrio.
A equipe da Grande São Paulo quase venceu o Pinheiros numa rodada, para quase perder de Campinas na seguinte. O azul e preto respira com certa tranquilidade na terceira posição, ao passo que as Águias campineiras tem uma caminhada dura no segundo turno para sair da nona. Osasco, conseguindo dar um passo à frente no sentido de uma regularidde maior, não pode ser descartado como possibilidade de compor o Final Four.
Como tem sido repetido com alguma insistência, embora, a julgar pelos resultados desta fase, existam boas possibilidades de Metodista. São José e Pinheiros estarem entre os quatro que disputarão o título, nenhuma das equipes tem a tranquilidade de um favoritismo claro.
Este prognósticco apenas tem sentido se olharmos a tabela de classificação. Se ficarmos atentos aos resultados e levarmos em consideração o equilíbrio verificado em quase todos os jogos entre as oito equipes melhor colocadas, qualquer alteração no chamado G4 é possível.
Teremos um fechamento de primeiro turno emocionante no Super Paulistão, após o recesso onde as equipes disputam os Jogos Regionais da SEJEL. Mais do que isso, teremos um segundo turno imprevisível.
Hamilton Ramos