Colégio Eduardo Gomes cria seu Centro Esportivo de Treinamento e Pesquisa
O Colégio Eduardo Gomes foi fundado em 1981 e é mantido pela Fundação de Rotarianos de São Caetano do Sul.
Por não visar ao lucro, a Fundação de Rotarianos adota critérios para a concessão de bolsas de estudo para alunos mais carentes, que, de outra forma, não poderiam frequentar uma escola de bom padrão de ensino. Atualmente, o Colégio Eduardo Gomes atende a 1.672 alunos que podem praticar 16 modalidades e escolher 3 modalidades esportivas e 2 culturais.
Implantação
O Colégio Eduardo Gomes, através de um Projeto Social, adotado pela Fundação de Rotarianos, vem, de forma pioneira, implantar o Esporte na área educacional, criando um “Centro de Treinamento e Pesquisa do Esporte” dentro do Colégio Eduardo Gomes, sob coordenação da Diretora de Esportes e Cultura do Colégio, Renata Trevelin.
Profissionais envolvidos
Além da Direção da Instituição, o projeto conta com uma equipe de profissionais renomados nas seguintes áreas: Medicina do Esporte, Fisioterapia Escolar e Fisioterapia do Esporte, Psicologia do Esporte, Nutrição e especialistas nas áreas esportivas (todos credenciados pelo CREF).
As modalidades envolvidas nesse projeto são as já oferecidas aos alunos do Colégio: Basquete, Dança, Futsal, Ginástica Artística, Handebol, Judô, Natação, Voleibol e Xadrez.
O projeto recruta crianças e adolescentes dentro da faixa etária das modalidades de colégios particulares, escolas públicas, clubes, associações, bairros e agremiações da cidade de São Caetano do Sul, Grande ABC e São Paulo Capital.
Para 2011, já temos parcerias firmadas com o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, onde todos os atletas realizarão consultas especializadas, exames de analise clínica laboratorial, ECG, eco cardiograma e teste ergometrico e também com a Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, já que participamos de outras federações, ligas e competições, usando o nome de nossa cidade.
Objetivos do projeto • Trabalho com o Esporte de tal forma que a criança possa atingir sua plenitude tanto na área educacional, como na área esportiva, através do esporte de alto rendimento.
• Apresentação do CEG como instituição em sintonia com o mundo, pois o esporte pode ser considerado hoje, como grande instrumento de transformação social, no mundo globalizado.
• Pesquisa científica na área de Educação e Esporte.
• Detecção de talentos esportivos, culturais em longo prazo, visualizando a Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro.
Na modalidade Handebol, com especialistas de renome estadual, nacional e internacional, atualmente, estamos participando de competições na Federação Paulista com as equipes Mirim e Cadete masculino e, para 2011, iremos participar também com as equipes Mirim feminino e Infantil masculino e feminino, total de 112 atletas (62, masculinos e 50, femininos) alavancando, assim, o trabalho da modalidade no Colégio, no Município e na Região.