Brasil é definido para o Campeonato Pan-Americano de handebol feminino
Técnico Morten Soubak definiu as 16 atletas da seleção após período preparatório
A Seleção Brasileira feminina de handebol está definida para o Campeonato Pan-Americano, que será disputado na República Dominicana a partir deste sábado. O técnico da equipe, o dinamarquês Morten Soubak, definiu nesta quinta-feira os 16 nomes que vão compor o time.
Depois de um preparatório, que começou no último dia 23 e contou com dois amistosos diante da Áustria (duas vitórias do Brasil), o treinador optou por mesclar jovens promessas com atletas experientes na escolha. Segundo ele, isso é feito por conta de um pensamento mais amplo, como a preparação para as Olimpíadas de 2016.
– Assim como foi no Sul-Americano (disputado em março), também teremos uma equipe mista no Pan-Americano. Por isso, foram chamadas 21 meninas para esta fase, a fim de observar melhor e também dar oportunidade às mais jovens de treinar ao lado das mais experientes – disse Soubak.
Das 16 selecionadas para o torneio, apenas quatro delas não estavam presentes no Sul-Americano, que foi disputado em março, na Argentina. São elas: a pivô Débora Feitoza, as armadoras Juliana Varela e Amanda Andrade e a ponta direita Jéssica Quintino. Esta, contudo, esteve nas Olimpíadas de Londres, em 2012.
– Estou contente com o processo. Claro, que não podemos dizer que as mais novas estão no mesmo nível das que já estavam na equipe, e nem era para esperar isso. Isso prova que elas estão se esforçando e treinando com o perfil que nós estamos buscando – disse o treinador, se mostrando satisfeito com o que viu nos treinos e nos amistosos contra as austríacas.
Morten Soubak recentemente anunciou que vai dividir o comando da seleção brasileira com o de um clube austríaco. Ele será o treinador do Hypo Nö, equipe conveniada com a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e que possui no elenco oito jogadoras da equipe brasileira.
O grupo brasileiro viaja nesta sexta-feira para a República Dominicana, onde buscará por mais um título no handebol. Na primeira competição de 2013, as meninas do Brasil sagraram-se campeãs invictas do Sul-Americano. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, elas caíram nas quartas de final para a Noruega, que foi medalha de ouro.
Por: Lancenet