Brasil é 100% Ouro no handebol
Seleção masculina atropela os argentinos e conquista o bicampeonato dos Jogos Pan-americanos
Um dia após as meninas do Brasil conquistarem a medalha de ouro em cima das cubanas, a seleção masculina de handebol repetiu o feito de Santo Domingo, em 2003, e faturou o ouro dos Jogos Desportivos Pan-americanos Rio 2007, ao bater pela segunda vez consecutiva a Argentina na grande decisão por 30 a 22 (11 a 06 no primeiro tempo), conseguindo assim seu bicampeonato na competição. A partida foi disputada hoje (22/07), as 11:00 horas, no Anexo 3 do Complexo Esportivo Rio Centro.
Os brasileiros já entraram com um forte ritmo desde o início do jogo e inauguraram o placar. Os argentinos não se intimidaram e foram pra cima do Brasil, aplicando uma defesa agressiva. O entrosamento dos brasileiros falou mais alto e o Brasil fechou essa etapa com uma vantagem de cinco gols.
Depois do intervalo o Brasil errou muito nas finalizações, além de desperdiçar alguns tiros de sete metros. Os argentinos aproveitaram essas falhas no sistema ofensivo brasileiro e chegaram a encostar no placar. A diferença, que era de cinco gols no primeiro tempo, diminuiu para apenas dois gols. Nesse momento complicado do confronto, as defesas do goleiro Maik foram determinantes para neutralizar a reação adversária. O Brasil respirou, manteve o equilíbrio e acertou o time, recuperando a vantagem do placar.
O jogador Hélinho, do Brasil, recebeu cartão vermelho e o ataque brasileiro teve que se reorganizar. A menos de 30 segundos para o término da partida os jogadores das duas equipes de desentenderam e houve muita confusão em quadra. Felizmente, depois de alguns minutos de interrupção, o juiz conseguiu arrumar a casa e dar por encerrada a partida. Vitória mais que merecida para o Brasil, que esbanjou talento e categoria em cima dos argentinos.
A campanha da seleção brasileira dentro da competição foi impecável, com 100% de aproveitamento. Foram cinco vitórias em cinco jogos disputados.
Com mais essa vitória, o handebol brasileiro vai despontando, pelo menos até aqui, como a única modalidade coletiva a conquistar o ouro dos Jogos Desportivos Pan-americanos nas categorias masculina e feminina.
Parabéns Brasil!
Com a conquista das duas medalhas de ouro, as seleções masculina e feminina têm presença garantida na Olimpíada de Pequim, que será realizada no próximo ano.