Brasil busca terceiro título Pan-Americano Masculino
Seleção estréia diante do Paraguai
O Brasil inicia hoje a briga pelo terceiro título Pan-Americano de Seleções de Handebol Masculino, em Buenos Aires, na Argentina. A equipe, que retorna ao comando do técnico espanhol Jordi Ribera, estreia contra o Paraguai, às 14h. O campeonato tem início hoje com duas partidas. Os donos da casa abrem a programação contra os Estados Unidos, às 18h. Logo depois se enfrentam Groenlândia e Chile, às 20h. Todos os jogos serão realizados no ginásio Almirante Brown, na capital argentina. O Pan-Americano é classificatório para o Campeonato Mundial, na Espanha, em 2013. Os três primeiros colocados garantem vaga.
Anteriormente, os brasileiros conquistaram o título da competição em Aracaju (SE), em 2006, e em São Carlos (SP), em 2008. Nas duas ocasiões, o grupo era treinado por Jordi Ribera. A Argentina é a atual campeã. A decisão do campeonato está marcada para o próximo sábado.
A estréia contra o Paraguai será repleta de ansiedade, pois, além de ser o primeiro jogo do Brasil na competição, é também a primeira partida do grupo com o treinador nesta nova fase, que tem como objetivo principal os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. “A estréia é sempre mais tensa”, confirmou o armador Thiagus Petrus. “Já estamos com uma grande expectativa para que chegue logo a hora de entrar em quadra, até por ser um grupo novo e por querermos ver como vamos nos sair.”
Para ele, esse será um grande teste para a equipe que aposta nos detalhes para vencer. “Estamos treinando algumas coisas novas com o Jordi. Não tivemos muito tempo de preparação, mas estamos trabalhando os detalhes e tenho certeza que eles farão a diferença”, completou Thiagus.
Para o armador, a expectativa é maior ainda por não conhecer o adversário. “Nunca joguei contra o Paraguai. Sei que será um jogo complicado por ser o primeiro e também por não termos visto nenhum confronto deles até agora. Mas, todos vão estar tensos”, revelou o armador.
O Brasil integra o grupo B do Pan, ao lado de Paraguai, México e Uruguai. No grupo A estão Argentina, Estados Unidos, Groenlândia, Chile e Venezuela.
Confira a lista dos atletas convocados:
Goleiros:
Armadores:
Centrais:
Pontas:
Pivôs:
Fonte: http://www.brasilhandebol.com.br/noticias_detalhes.asp?id=27719&moda=001&area=001