Apostando nas ‘pratas da casa’, Pinheiros quer surpreender no estadual em 2013
Por: Fernando Guifer
Tradicionalmente temido em todas as categorias e naipes que disputa, o Esporte Clube Pinheiros experimentou ano passado uma sensação que provavelmente não sentia há muito tempo: Um frio na barriga de estreia. O suposto ‘nervosismo’ foi causado pela formação de um time adulto feminino, que apesar de carregar a responsabilidade do azul e preto, não tinha uma responsabilidade nas costas pela busca de resultados imediatos.
Para o primeiro ano de disputa do Super Paulistão, o clima foi realmente feito para reconhecimento do terreno, e o treinador Alex Aprile convocou algumas meninas da base para o primeiro estadual, além de mesclar o grupo com atletas mais experientes. O resultado não foi desastroso, porém, muito longe das tradições de um dos mais respeitados escudos esportivos do mundo. Em 16 jogos, foram cinco vitórias e 11 derrotas; Das 11 equipes participantes o time terminou na 9º colocação.
Para a temporada 2013 as coisas devem melhorar de maneira significativa e, embora seja cedo falar em algo como título, não é uma possibilidade que deva ser desprezada pelos adversários. Visitamos o treino da equipe nesta pré-temporada, e encontramos um grupo unido, alto astral e muito comprometido com os trabalhos.
– Elas estão bem empolgadas. Se compararmos ao clima de treinos do ano passado, estou gostando mais deste ano, pois estamos construindo um time melhor. Ainda é o começo, mas acho que talvez hoje tenhamos um time coletivamente melhor porque a base do time é um juvenil que cresceu no clube. Eu não sei se dá pra ficar entre os quatro e acho até bem difícil, mas acredito que este ano podemos brigar mais pra tentar conseguir – disse Alex Aprile.
Se o ano passado o time contava com boa parte de atletas mais experientes, desta vez Aprile priorizou a juventude prata da casa pra levar o projeto a frente, e com isso tem conseguido um bom nível de comprometimento que poderá fazer a diferença dentro das quatro linhas.
– Atletas que não eram tão efetivas passaram a ser, e algumas mais velhas deixaram o time. Tivemos uma alteração de aproximadamente 30% no elenco em relação ao ano passado, e formamos hoje uma equipe que tem apenas quatro atletas com idade adulta, as demais estão com menos de 20 anos – finalizou.
O time feminino adulto do Esporte Clube Pinheiros faz sua estreia no Super Paulistão 2013 no dia 20 de Abril, às 16H, quando recebe o Santo André no poliesportivo. Compareça e prestigie o Handebol! (sujeito a alteração)
Clique aqui e confira o elenco completo do Esporte Clube Pinheiros para a temporada 2013